sábado, 16 de abril de 2011

Reunião prevê construção de casas populares em Piracaia

Mauro Garcia, secretário Silvio Torres,prefeita Fabiane Santiago,Wanderley de Oliveira e Edmir Chedid.
A Secretaria de Estado da Habitação informou que deverá concluir em junho o projeto habitacional do município de Piracaia, conforme solicitação apresentada pelo deputado estadual Edmir Chedid (Democratas). Na quinta-feira, 07, o parlamentar se reuniu com o secretário Silvio Torres para tratar sobre a importância do projeto, que deverá resultar na construção de 90 moradias populares pela CDHU. Esta reunião também contou com a participação da prefeita Fabiane Santiago (PV) e do presidente da Câmara Municipal Wanderley de Oliveira (Democratas) e o assessor parlamentar Mauro Garcia.
Segundo o deputado estadual Edmir Chedid, as unidades habitacionais serão construídas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), por meio do PEM (Programa de Parceria com Municípios), e destinadas às famílias de baixa renda que vivem em áreas de riscos. Todas estão cadastradas na Prefeitura de Piracaia e, por esse motivo, não haverá sorteio. "A prefeitura doou o terreno e irá promover projetos sociais e de educação ambiental, além de organizar o condomínio. Tudo dever ter início a partir da conclusão do projeto", explicou Edmir Chedid.
O investimento para a administração das obras será repassado pela CDHU à prefeitura ou à empresa contratada por meio de licitação para a realização das obras. A previsão é que os imóveis estejam concluídos em até 18 meses, com previsão de entrega no fim de 2012. "Esta era uma antiga reivindicação da população que, com o apoio do deputado estadual Edmir Chedid, torna-se realidade. Com isso, esperamos amenizar os problemas habitacionais observados no município, principalmente entre os que vivem próximos ao Rio cachoeirinha", comentou Wanderley de Oliveira.
No município de Piracaia, o número de cidadãos sem moradia adequada cresceu, de acordo com informações da Prefeitura de Piracaia. Com aproximadamente 22,3 mil habitantes – segundo dados do IBGE –, a estimativa é que seria necessária, pelo menos, a construção de 250 imóveis. Este número seria suficiente para atender a demanda daquelas pessoas que atualmente vivem em moradias inadequadas, classificadas pelo Governo do Estado de São Paulo como aquelas construídas com materiais não duráveis, de baixa qualidade ou que estejam em áreas de risco.
"A Secretaria de Estado da Habitação nos garantiu que o projeto está em fase de conclusão. Desta forma, saímos desta reunião com o compromisso do apoio do Governo do Estado e do deputado estadual Edmir Chedid para sanar os problemas de habitação observados no município. Aliás, este apoio demonstrado é fundamental para que possamos promover as melhorias à comunidade, principalmente àquela que se encontra em situação de vulnerabilidade social, o que não podemos mais aceitar", argumentou a prefeita de Piracaia, Fabiane Santiago.
Por fim, a Secretaria de Estado da Habitação tratou sobre a importância da regularização dos loteamentos irregulares do município, que ultrapassam 50 áreas. "A Prefeitura de Piracaia já elaborou e encaminhou, por meio do deputado estadual Edmir Chedid, um estudo preliminar determinando a prioridade e a ordem para que estes loteamentos sejam devidamente regularizados. Portanto, a ordem de serviço para o início do trabalho depende apenas da finalização deste projeto", concluiu o secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres.






Nenhum comentário:

Postar um comentário