quarta-feira, 4 de abril de 2012

Joanópolis e o Prêmio “Qualidade e Excelência na Saúde Pública”

            É muito comum sentir orgulho das belezas naturais do município e das conquistas dos profissionais e dos atletas de Joanópolis. Este sentimento é importante não apenas por valorizar as qualidades e o talento locais, mas por despertar na comunidade a auto-estima e o respeito por tudo que está ao seu redor. Por isso, não poderia ser diferente a sensação de orgulho da comunidade em relação ao prêmio “Qualidade e Excelência na Saúde Pública”, ofertado a Joanópolis durante o “Encontro Nacional de Secretários Municipais de Saúde”, em Santa Catarina. O orgulho pela conquista do prêmio passou dos limites, mas também se transformou em desconfiança.
            O prêmio confirma que o município está entre os 100 melhores em qualidade de Saúde Pública, mas gera questionamentos. Afinal, quais foram os parâmetros usados para a premiação? Qual foi a instituição que realizou o concurso e definiu os índices comparativos? Hoje as informações gerais envolvendo saúde são muito democráticas, basta pesquisar na ‘internet’, usando ferramentas simples de busca, e comparar as informações. Assim sendo, o orgulho de residir num dos municípios com a melhor saúde pública do Brasil transformou-se no receio de que as autoridades locais tenham sido lesadas por uma empresa promotora de festas, sem relevância junto à gestão publica, apenas com fins lucrativos e sem qualquer critério de eleição ou escolha dos municípios premiados.
Seria muita ousadia pedir às autoridades públicas municipais informar os índices pelos quais Joanópolis foi premiado, visto que eles não estão divulgando estas informações nas páginas da empresa que promoveu o evento (www.msbrasilcongressos.com.br ou http://www.obregon.com.br/). Também seria importante informar à população os custos de participação no evento.
Há dois anos, o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) esclareceu que não tem qualquer tipo de relação com o Encontro Nacional de Secretários Municipais de Saúde e o "Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública", realizados em Santa Catarina. Em 2010, a empresa promotora do evento era conhecida como Obregon. No entanto, após o comunicado oficial da Conasems passou a ser denominada como MS Brasil, cujo contato principal é Luiz Obregon.
Nossas autoridades foram ludibriadas por empresas promotoras de prêmios sem significado e sem reconhecimento oficial ou simplesmente estamos sendo vítimas do mal uso de verbas públicas para a realização de marketing político-eleitoral? Mas, o principal ainda é saber quanto custa ganhar prêmios como este e se foram gastos do orçamento público. Se o prêmio é válido, quais foram os índices de avaliação que foram comparados para Joanópolis vencer todos os outros milhares de municípios do Brasil. Prêmio que faz mal a saúde! Só para lembrar, no fechamento desta matéria recebi reclamações de uma usuária do nosso posto de saúde, que no posto não tinha para ser distribuído o comprimido AAS. SEM COMENTARIOS!

Um comentário:

  1. Palestra do CRA-SP mostra novidades da Administração em Saúde



     As novidades da Administração na área de saúde são constantes. Por isso, o Conselho Regional de Administração de São Paulo apresenta, em 18.04, a palestra “Indicadores da Administração de Saúde como ferramenta de produtividade”.
     
    O objetivo é explicar e difundir novos conceitos e ferramentas da administração em saúde, utilizando indicadores de qualidade e quantidade e instrumentos que otimizam a gestão de hospitais.
     
    O evento, realizado em parceria com o Grupo de Excelência em Administração em Saúde (GEAS) do Conselho, será ministrado pelo Assessor para acompanhamento dos Hospitais Universitários da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Olímpio José Nogueira Viana Bittar. O palestrante tem experiência em saúde coletiva, com ênfase em Administração de Serviços de Saúde.
     
     
    Data: 18 de abril
    Horário: das 18h50 às 20h30
    Local: Auditório 02 do CRA-SP (Rua Estados Unidos, 865/889, Jardim América)
    Inscrições: (11) 3087-3200 ou pelo eventos.participe@crasp.gov.br
    Gratuito
     
    Fonte: CRA-SP

    ResponderExcluir